O processo de sublimação trata-se de uma processo químico em que a substância utilizada passa diretamente do estado sólido para o estado gasoso, e quando pensamos nesse processo voltando para a área da estamparia, isso significa a imagem impressa no papel é o componente sólido que quando aplicado no tecido sob intenso calor e pressão da máquina, transforma-se em vapor, transferindo-se para o tecido.
Para isso se usa uma tinta especial que ao ser aplicada, gruda no material se tornando parte do mesmo. A tinta fica lá mesmo depois de ser lavada diversas vezes ou que haja qualquer tipo de atrito com a peça.
As aplicações mais comuns são na área de camisas, abadas, chinelos, mouse pads, e personalização em geral.
A técnica de produção de estampas via sublimação revolucionou o mercado, abrindo um leque de possibilidades para quem trabalha na área justamente porque alguns tecidos podem ser estampados neste processo facilmente; como o Poliéster.
O poliéster é a superfície perfeita para a técnica de sublimação, especialmente em tecidos. Entretanto, vale dizer que o tecido nem sempre são os melhores para o uso diário, pois se trata de um produto sintético. Por sorte o algodão também é um tecido que pode ser utilizado com a técnica, apenas exige um pouco mais de cuidado.
Mas pense dessa forma, todos os objetos tem uma resina a base de poliéster aplicada, de forma que as possibilidades de aplicação da sublimação são bem amplas e com ótimos resultados. A gama de tecidos que podem ser utilizados com esta técnica também é vasta: cacharrel, cetim, crepe, dry, favinho, helanca, microfibra, mousseline, organza, oxford, tactel etc. Lembre-se apenas de que os tecidos devem possuir no mínimo 60% de fibra sintética em sua composição.
Vale ressaltar que além de tecidos, é possível trabalhar com muitos objetos, que constituem todo o mercado de brindes que são muito utilizados em eventos de empresas e shows.
Além disso, a sublimação garante ótima qualidade de imagem e durabilidade: mesmo depois de muitas lavagens, as cores da estampa permanecem firmes.