fbpx
Personalize Camisetas | Fundo | Landing Page

O que é a Serigrafia?

No processo da serigrafia tudo começa com a preparação da arte final. O cliente entrega a imagem que precisa ser estampada e o arte finalista precisa prepará-la para gerar as matrizes serigráficas, que significava a divisão de cores e a preparação das telas que darão vazão a tinta pela pressão de um rodo.

A arte (ou design) é criada geralmente em softwares de ilustração vetorial como o Coreldraw e o Illustrator. Depois de pronta deve ser feita a separação de cores, pois a serigrafia exige que cada cor seja gravada em uma tela diferente, para que, quando estampadas todas juntas formem a figura colorida.

E é possível se trabalhar com uma grande variedade de substratos como plástico, tecido, madeira, vidro, etc. Assim, você consegue serigrafar camisetas, toalhas, canetas, convites, adesivos, placas, banners, pôsters, canecas, garrafas, pen drives, caixas, papelão, sacolas, etc. A lista vai longe. Dentre os tecidos você consegue trabalhar com quase todos: algodão, poliester, viscolycra, malha fria, pv, pa, jeans, e muitos outros.

A serigrafia é um processo bem versátil e seu mercado tem apenas expandido ao longo dos últimos vinte anos em diversos segmentos. Você pode ter uma empresa totalmente focada em camisetas, uniformes, marcas de varejo, serviços promocionais, brides, ou englobar tudo. As possibilidades ficam dependendo do tipo de nicho com o qual você deseja trabalhar.

Atualmente a técnica é predominante na indústria da estamparia porque o leque de opções dela é bem amplo, e com o desenvolvimento de equipamentos e suprimentos serigráficos, além da utilização do computador, atualmente é possível obter impressões com grande fidelidade em relação a arte real.  Ao longo dos anos os fabricantes de tintas e demais insumos vem fazendo lançamentos de produtos inovadores que estão dando novos ares ao já centenário processo.